blog do Preto


Mais um passo para a destruição do bairro da Vila Pompeia


Numa área de 500 mil m² nascerá um bairro. Serão 30 torres residenciais de 30 ou mais andares, 14 ruas e duas avenidas e uma praça. O projeto é da Tecnisa e começou a ser executado meses atrás com o inicio da terraplanagem. No entorno deste novo bairro, as já saturadas avenidas Francisco Matarazzo e Pompéia irão sentir no asfalto o aumento do congestionamento. Enfim, milhares de novos moradores vão trabalhar, estudar, transitar numa região que já conta com dois grandes shoppings, um estádio de futebol (sendo ampliado) e as universidades Uninove, Unip e Unesp e centenas de edifícios que fazem o trânsito do bairro já ser o que é, caótico. Esse novo bairro é apenas um movimento da ganância que visa lucrar e acumular pessoas numa região de muita procura por residências. Não há plano algum para a melhoria das condições de vida de quem já mora nessa região. Não há um só projeto de melhoria da segurança pública. Nem qualquer sinalização de melhoria na mobilidade das pessoas dentro do bairro. Qualquer um de nós já depara com o trânsito nas ruas projetadas num tempo em que o automóvel não era prioritário. E o que dizer da saturação da rede de esgoto? Quem não se lembra das enchentes do verão passado na região da Pompéia com Francisco Matarazzo?

A prefeitura, ou se preferirem, o “digníssimo” senhor Kassab, não nos dá a chance de discutir um projeto dessa magnitude. Qual é o limite para esse modelo de desenvolvimento?

Alguns bairros de cidades europeias decidiram, através de seus urbanistas, que era hora de frear o crescimento. E isso ocorreu há muito tempo atrás.  É por isso que o turista brasileiro se encanta com diversas cidades quando visita a Europa. Lá foi estabelecido regras bem rígidas para a questão do crescimento dos bairros. Aqui impera a balbúrdia e as falcatruas. Se nós moradores não questionarmos esse modelo, a situação já complicada dos bairros tende a piorar. E muito. 


Obras no antigo terreno da Telefonica. Sem qualquer consulta ou participação popular, nesse local nascerá um bairro novo



Escrito por Preto às 15h57
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Olivia de perto